PINTURAS

FAZ BEM USAR CORES
O branquinho pode não satisfazer nem aos olhos nem a alma. Por isso, esqueça o medo: com as dicas dos especialistas, você vai acertar de vez nas combinações.


A coisa ficou preta, ele amarelou, está tudo azul. Essas expressões provam que as cores traduzem sensações. "Elas afetam nosso humor e comportamento", aponta Sandra Ayub, coordenadora do curso de psicologia da Unilago, de São Jose do Rio Preto, SP. Então, por que não traze-las para a decoração? "Muita gente tem medo, mas quando se arrisca, toma gosto!", afirma a designer de interiores Neusa Cesar, de São Paulo. O segredo está em dosa-las para obter harmonias elegantes. A designer Bete Branco, de  Niterói, RJ, da a receita: " divida a casa em três setores - social, serviço e intimo. Para os dois primeiros, escolha a mesma família (terrosas, cítricas, tons pasteis) e no ultimo, personalize à vontade. "Já o cômodo pode ter até três cores somadas a tons neutros - branco, preto, beje e cinza" diz a designer de interiores Mon Liu, de São Paulo. O ideal é que um elemento do ambiente reúna a matrize escolhida. " Podendo ser um quadro, ou uma capa de almofada", defende Bete. Preparado para embarcar nesse mundo?


CIRCULO CROMÁTICO
Um novo amigo...
"Cor é como o nosso cérebro interpreta a luz", explica João Carlos de Oliveira César, Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo. Ela é composta de matriz, luminosidade (clara ou escura) e saturação (quanto mais pura mais saturada). E o especialista ensina: " Mesclar cores de luminosidade e intensidade próximas é a melhor maneira de criar ambientes agradáveis". Assim, o círculo cromático pode se tornar uma ferramenta útil nas horas das escolhas.    

0 comentários:

Postar um comentário